Nesta quinta-feira, 14 de março, a Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou, por unanimidade, mudanças no formato da segunda fase do vestibular. As alterações já serão aplicadas no Vestibular 2020, que abrirá inscrições em agosto.

As provas da segunda fase, que eram realizadas em três dias, passarão a ser aplicadas em apenas dois dias e os estudantes passarão a realizar provas de acordo com as disciplinas que forem relacionadas à área do curso escolhido. Os dois dias de provas terão uma hora a mais, passando de quatro para cinco horas. Não houve alteração em relação às provas da primeira fase.

Outra mudança está na aplicação da Redação. A instituição exigia duas redações nos vestibulares anteriores e agora passa a exigir a produção de apenas uma. Serão obrigatórias a todos os candidatos a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta a disciplina de Inglês para a segunda fase.

O objetivo da Unicamp com as mudanças é melhorar o processo de seleção focando nas especificidades da área de conhecimento do curso escolhido para o vestibular. O coordenador executivo da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, destacou as mudanças que aconteceram na educação nos últimos anos como incentivo para as alterações do processo seletivo.

“O ensino médio mudou muito em 32 anos, desde que a Unicamp criou seu vestibular próprio e a Universidade precisa acompanhar essas mudanças” (José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest)

Em 2018 foi formado um Grupo de Trabalho (GT) composto por coordenadores de graduação ou representantes de diferentes cursos, além de membros da coordenação da Comvest para discutir as possíveis mudanças no vestibular e os impactos que poderiam ser gerados. A proposta aprovada hoje vinha sendo discutida desde o mês de novembro.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Como será a segunda fase do Vestibular?

  • Primeiro dia: Todos os candidatos responderão a questões comuns e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mais uma redação. Ainda serão disponiblizadas duas propostas para que o candidato escolha apenas uma opção.
  • Segundo dia: Serão obrigatórias para todos os candidatos seis questões de Matemática e quatro questões interdisciplinares, sendo duas envolvendo disciplinas de Ciências Humanas e duas envolvendo disciplinas de Ciências da Natureza. Neste dia, cada estudante realizará 12 questões específicas da área do curso escolhido.










  Ciências da Natureza Ciências Exatas Ciências Humanas
Dia 1

Redação

Redação Redação
Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas
Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza
Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas
Dia 2

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Matemática Matemática Matemática
Biologia

 
Física História + Filosofia
Química Química Geografia + Sociologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte Oficial: UOL Educação.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Melhores Escolas.

Comentários