Crédito: Marcos Solivan – Sucom UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu na segunda-feira, 12 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2019/2020. Prazo vai até as 17h do dia 10 de setembro e a taxa é de R$ 155.

Inscreva-se no Vestibular 2019/2020

Os candidatos que desejam obter a isenção da taxa de inscrição devem comprovar não poder arcar com o valor, por meio da inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico ou possuir, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

As solicitações de isenção deverão ser realizadas no Site da NC/UFPR de acordo com os prazos estabelecidos para cada modalidade:

  • CadÚnico: até 21 de agosto
  • Estudantes/renda: até 28 de agosto

O resultado da isenção será informado no dia 26 de agosto para os solicitantes do CadÚnico e no dia 6 de setembro para os estudantes. Os recursos serão recebidos em até 48h após a divulgação do resultado.

Vestibular

O processo seletivo da UFPR será aplicado em duas fases: a primeira no dia 27 de outubro e a segunda nos dias 24 e 25 de novembro.

Na primeira fase os candidatos deverão responder 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.

Já na segunda fase os candidatos passarão pela Prova de Compreensão e Produção de Texto no primeiro dia e no segundo dia terão questões específicas para o curso escolhido.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design Gráfico e Música também terão provas de Habilidades Específicas no dia 25 de novembro.

Os locais de prova serão informados no dia 23 de outubro para a primeira fase e dia 20 de novembro para a segunda fase.

Para este processo seletivo a UFPR indicou a leitura das seguintes obras:

O Uraguai – Basílio da Gama
Últimos Cantos – Gonçalves Dias
Casa de Pensão – Aluísio de Azevedo
Clara dos Anjos – Lima Barreto
Sagarana – Guimarães Rosa
Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Nove Noites – Bernardo Carvalho
Relato de um certo oriente – Miltom Hatoum

  • Matemática e Estatística

Para os candidatos ao curso de Matemática e Estatística haverá uma terceira fase. Poderão participar os candidatos que forem classificados nas provas da segunda fase da seleção até duas vezes o número de vagas oferecidas. A avaliação será aplicada em 2020, sendo o calendário específico informado 15 dias antes do início do primeiro semestre letivo. 

Resultado

Os classificados na primeira fase do vestibular serão conhecidos no dia 13 de novembro. O resultado final do processo seletivo será informado no dia 10 de janeiro de 2020.

Vagas

A oferta da UFPR é de 5.661 vagas. Das oportunidades, metade são destinadas aos candidatos cotistas de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

As oportunidades são para graduações em Curitiba, Jandaia, Matinhos, Palotina, Pontal, Terra Roxa e Toledo.

Para mais informações acesse o Site da UFPR, consulte o edital e o Guia do Candidato.

Fonte Oficial: UOL Educação.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Melhores Escolas.

Comentários